Holambra – A cidade das flores

Final de semana ou Bate-volta (Partindo de São Paulo)

As vezes não queremos esperar as férias para poder conhecer alguma cidade nova, então os conhecidos bate-volta ou viagens curtas, ajudam a saciar a espera das férias.

Hoje vou falar um pouco de um lugar chamado Holambra, a cidade das flores. Situada há cerca de 130 km do centro de São Paulo, você vai levar uma horinha e meia até chegar lá. A rota que eu recomendo é a Rodovia dos Bandeirantes, a melhor do país, ela possui pedágios, na época que eu escrevi esse texto estava R$ 31,60.

Conhecendo um pouco sobre a cidade:

Nossa viagem foi bem tranquila, saímos cedo de casa. Partimos eu, meu marido e minha mãe para Holambra, uma cidadezinha no interior de São Paulo, que lembra muito as cidades do Sul do Brasil. Um lugar romântico e charmoso, formada por imigrantes holandeses, que deixa isso bem claro tanto nas comidas típicas, quanto na arquitetura.

Nosso roteiro não foi programado com antecedência pois decidimos em cima da hora, e ainda assim sim foi incrível. Claro que se tivéssemos planejado antes, poderíamos ainda ter visitado uma estufa ou campo de flores, passeios que ficamos com bastante vontade de fazer, mas nosso destino era Santa Rosa do Viterbo e ainda teríamos mais algumas horinhas de viagem.

O Portal da cidade de Holambra lindo, há vagas próximas para parar o carro e garantir algumas fotinhos, com a marcante arquitetura holandesa, é o ponto de chegada do nosso roteiro.

Bem próximo ao Portal, podemos destacar o Moinhos dos Povos Unidos, esse moinho possui por volta de 38 metros de altura e funciona com a força do vento, tem como visitar seu interior sem custo, porém para subir suas escadarias, onde você tem uma vista privilegiada da cidade, há uma taxa para entrada de R$ 10,00.

Bem próximo encontra-se o Núcleo dos Artesões: um lugar interessante com bons preços para comprar lembrancinhas e artesanato.

Um destaque especial a alguns lugares:

• Martin Holandes, um carrinho retro, onde comprei 03 mini geleias com sabores de flores: Hibisco, Lavanda e Rosas, além da famosa bolacha holandesa a Stroopwafel.
  • Para comprar imãs de geladeira, chaveiros, ou outros artesanatos com o nome de Holambra, recomendo uma lojinha que parece um trailer (desculpem não lembro no nome), além de bons preços o atendimento foi ótimo, o casal que nos atendeu são simpáticos, indicaram lugares para almoçarmos, depois para comermos um doce, foi bem bacana, além do local ter uma decoração bem fofa e colorida.
  • Dentro da galeria, tem uma senhora, que faz chinelos trabalhados com pedrarias e fios, muito bonito, elas fez na hora um para mim e outro para minha mãe, são chinelos originais da Havaianas, com a tira larga e cor única, por R$ 50,00.

A Rua Dória Vasconcelos, é uma pequena rua onde encontramos os mais badalados restaurantes da cidade, além da Casa Bela, onde podemos comprar souveniers lindíssimos, com preços bem variados. Uma rua alegre e colorida, lá paramos para almoçar no disputado Martin Holandesa, pedimos um pannekoek que é uma panqueca aberta no prato com recheios incorporados à massa e gratinada com queijos gouda e prato, é simplesmente incrível, e há muitas opções de sabores.

Depois fomos ao Deck do Amor, fica ao lado da Praça Vitória Régia, dois pontos turísticos que devem ser conhecidos, a praça é um local romântico onde os casais apaixonados prenderem um cadeado com seus nomes no deck e atirarem a chave no lago, assim segundo a lenda, ele ficarão juntos para sempre.

E para encerrar o passeio, em frente ao Lago Vitória Régia, que fica na entre a praça e o deck, podemos conhecer a Confeitaria Zoet  an Zout, onde há doces com sabores de flores, além dos tradicionais, o valor varia, mas um café e um doce, fica em torno de R$ 20,00, dependendo das escolhas.

Espero que vocês tenham gostado e se tiverem dicas ou dúvidas, compartilhem conosco, até a próxima viagem.